domingo, 19 de dezembro de 2010

Kimbanda Malei

NKULU é o termo em kimbundu que significa antepassado, a analogia mais próxima para a KIMBANDA MALEI referida em diversas publicações.
Kimbanda é o termo em kikongo que significa feiticeiro, curandeiro de onde surgiu o culto dos negros que não admitiam a imposição dos inquisidores portugueses conhecidos como Padres Jesuítas.
O culto de kimbanda subdividido em 7 linhas e dentro dessas linhas estão as almas dos antepassados correpondentes a sua cultura.
A linha Malei que é a mais poderosa de todas as linhas, de todas as nações e de todas as tribos é comandada pelo chefe supremo Exu Rei. Na tríade quem comanda por ordem de Exu Rei é Exu Rei das 7 Encruzilhadas.
A linha tem como sua característica uma espada e um tridente. As pessoas desta linha são envolvidas por uma luz vermelha sem brilho. Esta linha é composta de 7 Falanges e seus adeptos são exímios em provocar vícios dos mais diversos.
Tem a composição de 6 ministros e 2 auxiliares as quais transmitem às demais Linhas. Cada uma das 7 linhas de Exu são composta de 7 Falanges. Sendo assim 7x7=49, ou seja as linhas e sua falanges = 49 cargos e o Estado Maior = 9 com sua soma dá 58 cargos em sua totalidade. Assim vai se subdividindo as falanges e grupos de 7 em 7.
As linhas da Kimbanda são em número de sete.
1ª Linha - Linha Malei - Chefe - Exu Rei, é composta por 7 falanges, cada qual com seu chefe, e seus sete respectivos subordinados. Os componentes desta linhas são os componentes do Alto Comando do Povo de Exu, por este motivo é entendida como a linha que opera e comanda todas as decisões dentro do reino. Esta linha funciona com um alto conselho, uma alta cúpula que rege e administra o reino de Exu.
Componentes da Linha Malei: 1 - Exu Rei das Sete Encruzilhadas 2 - Exu Marabô 3 - Exu Mangueira 4 - Exu Tranca Ruas das Almas 5 - Exu Tiriri 6 - Exu Veludo 7 - Exu dos Rios ou Campinas-Pomba Gira Rainha das Sete Encruzilhadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário