domingo, 19 de dezembro de 2010

7 Linhas

* Malei=NKULU
A mais pesada das linhas africanas é oriunda dos bantus e a linhagem mais tradicional de kimbanda dentro do Brasil.
* Caboclos
Encantados tupi-guaranis, boiadeiros, índios e pretos velhos.
* Almas
Caracterizados pelos cultos semelhantes a santeria.
* Cemitério
Almas da kalunga menor.
* Mista
Almas de povos oriundos do oriente e nomades.
* Nagô
Exus da cultura yorubana
* Mossurubi
Assim como as anteriores linhas esta tbm trabalha com ancestrais que por sua vez se caracterizam nos esteriótipo de nomes ao qual nós conhecemos e nunca saberemso quem estão por trás dos termos.
Outros conceitos acerca da Kimbanda
1ª Das Almas
2ª Das Caveiras é a mesma linha dos CEMITÉRIOS
3ª De Malei
4ª De Nagô
5ª De Mussurubi
6ª Das Caboclas Quimbandeiras é a mesma dos CABOCLOS
7ª Linha Mista
Os portugueses por seu lado, levaram-se milhares de escravos bantos para o Brasil, e entre eles se encontravam partidários dos dois grupos bantos: os evangelizados e os defensores das tradições. Este último grupo, já no Brasil, continuou em estado de revolta, contrário a tudo que vinha do branco, e também em parte "inimigo" dos escravos feiticeiros que sincretizavam os Nkisis com os Santos.
NO BRASIL

No período da escravidão, os bantos dos dois grupos (revolucionários e evangelizados) fazem contato com os grupos tupi-guaranis, sendo que também entre os índios, havia dois grupos com afinidade aos grupos bantos: índios bruxos que não aceitavam os santos (se identificando com o diabo) e os índios evangelizados que gostavam da idéia do sincretismo dos santos. Esses grupos se uniram para fazer suas magias em separado, quer dizer, os negros bantos contrários ao branco e aos santos com os índios bruxos; e os negros bantos evangelizados com os índios evangelizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário